Últimas Notícias
 
 
  Notícias
busca por notícias/mensagens
 
 

Homenagem a Raul Teixeira na Federação Espírita do Paraná




Na capital, no dia 23 de novembro de 2014, programada para se dar o encerramento da Jornada, o palestrante convidado teve sério problema de enfermidade, necessitando retornar, urgentemente, à sua cidade. Diga-se que, nos dias anteriores, Alessandro vinha lutando bravamente com a problemática que se instalara, conseguindo realizar as atividades em Foz, Cascavel e Guarapuava, sempre atendido profissionalmente e medicado.

Para atender o grande público, que tomara as dependências do Teatro da FEP, a palestra ficou sob a responsabilidade de Maria Helena Marcon, que abordou O Evangelho segundo o Espiritismo – Cristo de retorno aos corações.

Raul Teixeira, convidado, orou, sensibilizando os corações e remetendo as mentes às alturas.

A FEP, à semelhança do que ocorreu, nas cidades anteriores, onde foram feitas referências aos 40 anos de atividades espíritas de Raul, no Paraná, realizou homenagem especial ao amigo e trabalhador do bem.

Adriano Lino Greca, à guisa de mestre de cerimônias, assim se pronunciou:

No ano de 2002, ao ensejo da V Conferência Estadual Espírita, realizada pela FEP, foi solicitado a Divaldo Pereira Franco que fizesse a apresentação de Raul Teixeira.

E Divaldo assim o fez: “Conheci-o, e era uma ave implume que desejava alcançar os alcantis dourados. Sua voz ainda era débil, mas o seu canto era harmônico.

Lentamente acompanhei os seus voos. À semelhança de Ícaro, sentia a pujança do astro-rei e fitava-o deslumbrado. Diferente de Ícaro, as suas não eram asas fixadas ao corpo através da cera que o ardente astro-rei poderia derreter. Nasciam do âmago do seu coração e o vi conquistar nuvens, atravessar continentes, levar o seu canto a muitos países e falar de um Astro-Rei muito mais grandioso do que este de quinta grandeza em torno do qual nós nos agitamos no planeta terrestre.

Referia-se a um Astro de primeira grandeza, que um dia tomara a enfibratura material e viera também à Terra cantar.

Fascinado por aquela voz, desejou imitá-la e tocado pelo verbo inflamado da Sua ternura, desejou também transformar-se em um astro que gravitasse a Sua volta.

Pelas suas mãos, através do sentimento e da mediunidade, o Alto fez que descessem baladas de luz e, livros transformaram-se, nas letras das empresas gráficas, em verdadeiros poemas de eternidade e beleza.

Hoje, com uma plumagem enriquecida de luz, acerca-se cada vez mais do Astro de primeira grandeza e canta.

Uma antiga lenda da Amazônia narra que o uirapuru quando consegue galgar a mais alta parte da floresta e abre o seu bico para cantar, a natureza silencia para ouvi-lo.”

Durante trinta e sete anos ininterruptos, fizemos silêncio para ouvir o canto desse pássaro.

Ele falou do Astro de primeira grandeza, ele nos fez viajar, pelas asas do pensamento, em torno desse Mestre Incomparável, ele nos convidou a estudarmos a Doutrina Espírita. Ele nos ensinou a enriquecermos, com o trabalho responsável, o Movimento Espírita do Paraná.

Portanto, o Paraná espírita lhe deve muito. Raul esteve no I Simpósio Paranaense de Espiritismo, realizado em 1992.

Também na I Conferência Estadual Espírita, que teve lugar no ano de 1994; no I Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná, em 1990, reiniciando a era dos encontros de jovens; e nos Encontros Estaduais de Coordenadores de Juventude.

Pelo interior do Estado, inúmeros seminários e conferências, encontros de dirigentes espíritas, de trabalhadores espíritas, contaram com a palavra segura de Raul, as orientações precisas. E o Movimento Espírita Estadual somente cresceu em qualidade.

Quando a FEP decidiu criar um programa televisivo, Raul foi o âncora e assumiu, em novembro de 2005, a coordenação do Vida e Valores, que teve sua estreia em Curitiba e Londrina, de forma simultânea, derramando a mensagem, posteriormente, por muitas emissoras do Estado e do Brasil.

Raul vinha, periodicamente, a Curitiba, para as gravações, que eram realizadas no Teatro da FEP.

Nesta manhã, a FEP deseja homenagear este trabalhador espírita, amigo que conquistou os nossos corações pela sua forma de ser, pela amizade com que nos brindou, por todas as lições que nos ofertou.

Se de sua boca ouvimos lições e com elas nos ilustramos, a sua vivência espírita, a forma como vem conduzindo a sua vida, após o seu AVC, nos emociona; ele coloca em prática o que sempre ensinou.

Por isso, a FEP lhe deseja dizer da gratidão de tantos corações que o têm  como amigo, como professor, como quem tanto de si ofertou e prossegue a oferecer nos dias da sua vida.

Obrigado, Raul!

Luiz Henrique, em nome da Federativa, entregou a Raul placa alusiva e o público, de pé, aplaudiu demoradamente.

Ao final da atividade, sempre alegre, demonstrando a felicidade que lhe vertia da alma, Raul abraçou os amigos que o vieram cumprimentar, concedeu autógrafos, distribuindo apertos de mão e sorrisos.

Em toda a Jornada, desde Foz do Iguaçu, a fim de incentivar as pessoas à aquisição das obras mediúnicas de Raul, cuja renda reverte para o Remanso, foi apresentado vídeo que, de forma sintética, detalha as atividades dessa obra social, situada em Várzea das Moças, em Niterói, RJ.

Maria Helena Marcon.
Em 16.12.2014.