Biografia
 

Natural da cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, José Raul Teixeira é licenciado em Física, pela Universidade Federal Fluminense, Mestre e Doutor em Educação. Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense.

Em 1980, com um grupo de idealistas espíritas, fundou a Sociedade Espírita Fraternidade, localizada em sua cidade..

Dez anos depois, criou o Remanso Fraterno, obra social que atende a crianças e famílias socialmente carentes, apoiando-as no seu soerguimento material e espiritual.

Em 7 de agosto de 2017, Remanso Fraterno recebeu da Revista Época a premiação como uma das cem melhores ONGs do Brasil.

Conferencista dos mais requisitados no Brasil e no Exterior, já levou a  mensagem espírita a  quarenta e cinco países, tendo servido como médium na recepção de quase quatro dezenas de livros, publicados pela Editora Fráter.

Visitou o Paraná, por primeira vez, em 1974, trazendo sua palavra de orientação e lucidez ao Movimento Espírita em Encontros, Seminários, Conferências, durante trinta e sete anos consecutivos.

Após o Acidente Vascular Cerebral, em 2012, sua presença tem se feito em vários momentos em nosso Estado, participando, anualmente, da Conferência Estadual Espírita, no Expotrade, em Pinhais.

Em 28 de outubro de 2020, o Comando Militar do Leste, Comando da 1ª Região Militar e da 1ª Divisão de Exército, com sede no Rio de Janeiro (RJ), o homenageou, pelas suas obras de educação e sociais prestadas ao longo de sua vida.

Pelas mãos do General José Eduardo Pereira, lhe foi entregue a Medalha do Pacificador, no Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias. A honraria é conferida a militares e civis a partir de 1955, pelos assinalados serviços que tenham prestado ao Exército Brasileiro e à sociedade.

Em 4.11.2020.