Últimas Notícias
 
 
  Notícias
busca por notícias/mensagens
 
 

Entrevista com Raul Teixeira, em Muriaé, MG, em 1990 - Gentileza de Rogério Coelho


Gentileza de Rogério Coelho

 

Jacy – Professor Raul Teixeira, bom dia! É um prazer tê-lo conosco!

 

Raul – Caros amigos rádio-ouvintes , amigo Jacy, para nós é motivo de muita felicidade voltar a Muriaé das Minas Gerais para este contato com a gente amiga daqui.

 

Jacy – O senhor poderia resumir para os nossos rádio-ouvintes o que é a Doutrina Espírita? Ou seja: o que é o Espiritismo?

 

Raul – Basicamente, é importante que saibamos que os fenômenos que envolvem Espíritos existem desde toda a Humanidade: em todos os livros sagrados, nós encontramos o fenômeno espiritual, o fenômeno chamado por nós mediúnico. E mesmo quando abrimos a própria Bíblia Hebraica, na qual o movimento cristão se baseia, achamos ali os diversos momentos em que os Espíritos vêm falar aos homens, vêm falar à Humanidade: desde a conversa do Senhor Yaweh ou Eloim, como Moisés diante do sarçal que fumegava, até os diálogos de Jesus Cristo com os Espíritos aos quais expulsava, e os Seus diálogos com Elias e Moisés no alto do Monte Tabor.Tudo isso nos fala da presença dos Espíritos na vida da Humanidade.

 

Mas, em realidade, a Doutrina Espírita surgiu em 1857, em Paris, pela revelação do Mundo Espiritual.

 

Esses Espíritos, seres que já viveram na Terra e que hoje se encontram no Mais Além, vieram através da instrumentação mediúnica, ou seja, através dos médiuns, como nós chamamos hoje, e trouxeram diversos conhecimentos que não estavam ainda no âmbito do conhecimento da Humanidade.

 

Coube ao célebre professor Hippolyte Léon Denisard Rivail, conhecido mais tarde pelo pseudônimo de Allan Kardec, organizar esses ensinos, ajustá-los em forma de livros e publicá-los. Foi assim que nasceu a Doutrina Espírita!

 

Ao definir o Espiritismo, Allan Kardec nos diz que é uma ciência que trata da origem, da natureza e do destino dos Espíritos, assim como da relação desses Espíritos com o mundo corporal.

 

De modo que temos aí o pensamento do Espiritismo que não deve ser confundido com os diversos fenômenos mediúnicos que sempre existiram na Humanidade.

 

Jacy – Onde pode ser encontrada a fundamentação da Doutrina Espírita?

 

Raul – A fundamentação espírita para todos aqueles que quiserem ter acesso ao conhecimento correto do que vem a ser o Espiritismo e não ouvir os seus líderes religiosos e não ouvir o que as revistas leigas falam, não ouvir o que o povo fala sem saber, deverá procurar a Codificação Espírita, formada pelos seguintes livros:O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. São obras consideradas básicas, são livros chamados básicos da Doutrina Espírita. Nesses livros está assentada toda a fundamentação do Espiritismo.

 

Jacy – Existe algum relacionamento entre o Espiritismo e os ensinamentos de Jesus?

 

Raul –Naturalmente! O Espiritismo é considerado a presença de Jesus outra vez na Humanidade. Ele é o Cristianismo redivivo ou revivido.

 

Até porque, quando nós lemos os textos de João, capítulo XIV, versículos 16 a 25, nós encontramos o Mestre a dizer que rogaria ao Pai e Ele nos enviaria outro Consolador para que pudesse ficar com a Humanidade para todos os tempos...

 

Embora os nossos irmãos islâmicos imaginem que esse Consolador deveria ser Maomé, nós ocidentais, admitimos com a revelação dos Espíritos através da Codificação de Allan Kardec que, pela característica do conhecimento espírita, pela sua proposta à Humanidade, pelo seu trabalho junto ao Homem, esse Consolador tem as características do Espiritismo, ou por outra, o Espiritismo guarda as características desse Consolador prometido por Jesus.

 

Então, toda mensagem espírita, toda ela, todos os seus ensinamentos não são novidades, não são criações dos Espíritos, mas já foram falados de alguma maneira pela voz luminosa do Grande Filho de Deus.

 

Jacy – Qual é a proposta do Espiritismo para o convulsionado mundo de hoje?

 

Raul – Levando-se em conta que Deus é amor, como expressou João Evangelista, e partindo-se da ideia de que Deus é a Justiça Perfeita, nós não estamos vivendo na Humanidade alguma coisa que não merecêssemos viver...

 

E porque Jesus Cristo nos ensinou que a cada um seria dado conforme as suas obras, nós, que somos espiritistas e acreditamos na reencarnação, que é um preceito filosófico-religioso de todos os povos antigos e que o Espiritismo retoma para clarificá-lo, para esclarecê-lo, admitimos que não estamos na Terra pela primeira vez, como não estaremos pela última vez.

 

Estamos aqui vivendo o retorno daquilo que nós plantamos ontem; e como a cada um seria dado conforme suas obras, lembramo-nos de que Jesus Cristo, ao falar os Seus ensinos, permitiu que João – mais tarde – pudesse escrever no Evangelho, capítulo 5, versículo 29: Quem fez o bem renascerá para a ressurreição da Vida e quem fez o mal renascerá para a ressurreição da condenação.

 

Então, nós vemos na Humanidade as pessoas que são felizes dentro do quadro que a Terra pode permitir, e outras que são imensamente infelizes e sofredoras, mostrando o acerto dessas expressões de Jesus.

 

Com base no conhecimento da reencarnação, nós sabemos que todos esses conflitos da Humanidade são a colheita de uma sementeira que nós fizemos.Mas, neste momento em que estamos fazendo esta colheita, temos ensejo de fazer a nova sementeira para o amanhã.

 

A proposta do Espiritismo é para que saibamos viver este momento, não chorando e lamentando as crises pelas quais passamos, mas fazendo uma semeadura de paz, de equilíbrio, de dignidade, através de um processo de autoeducação e de educação das novas gerações para que o mundo amanhã seja mais feliz.

 

A paz do mundo não é uma paz assinada em escritórios, não é uma paz de tratado de armistício. A paz do mundo tem que começar na paz da criatura humana. Por isto Jesus Cristo nos asseverou: A minha paz vos deixo, a minha paz vos dou. No entanto, não vô-la dou como o mundo a dá.

 

A paz do mundo é a paz do ébrio, é a paz do drogado, é a paz do aposentado, da pessoa inerte, mas a paz do Cristo é a paz de quem trabalha, é a paz de quem está com a consciência tranquila, é a paz de quem está construindo um amanhã feliz.

 

Deste modo, a proposta espírita é a da renovação da criatura humana.

 

Tudo aquilo que nos fez ontem plantar sofrimento para hoje, nos ensina a semear hoje felicidade para o amanhã.

 

Jacy –Professor Raul, muito obrigado por suas palavras tão esclarecedoras! Foi um prazer tê-lo conosco!

 

Raul – Muito obrigado aos nossos rádio-ouvintes da rádio Muriaé e ao nosso amigo Jacy. Pedimos a Deus, nosso Pai comum e a Jesus Cristo, nosso Mestre Maior que abençoe a toda esta comunidade, aos seus dirigentes, aos habitantes desta região imensa.

Em 7.5.2013.