Últimas Mensagens
 
 
  Mensagens
busca por notícias/mensagens
 
 

Palavras aos companheiros


Meus amigos e irmãos da nobre Federação Espírita do Paraná, caros irmãos em Jesus, oro para que Deus nos acompanhe os empenhos no bem.

Motivos fartos de alegria íntima temos hoje, quando reunimo-nos, os espíritas encarnados e desencarnados, em torno do pensamento venturoso do Espiritismo.

A nossa veneranda Doutrina, nos tempos que correm sob tormentosa bruma, leva em si os elementos excelentes para auxiliar as almas que deambulam pela Terra, na rota do progresso espiritual, embora as aturdidas experiências em que por ora se agitam.

O ensejo de reunir tantos corações para evocar os luminosos ensinos do Espírito da Verdade, em dias de interesses imediatistas, de busca de intermináveis prazeres sensoriais, de desconfortável hipocrisia, constitui-se evento formidável, eloquente, considerando-se o gosto feliz e sincero de tantos indivíduos para as coisas do Mais Além.

O momento telúrico do mundo atual leva, na sua movimentação, na causal dos seus eventos, tantos quantos se inscrevem nos circuitos do imediatismo, ansiosos por usufruir, por gozar e gozar, olvidando-se de que cada indivíduo vinculado ao corpo fisiológico é um ser espiritual que terá que responder pelo uso devido ou incorreto do seu próprio tempo, na pauta da reencarnação.

Cada indivíduo, que identifica o campo das suas responsabilidades em sua existência, e a ele se ajusta, com certeza se vale da ensancha para alcatifar com flores de boa vontade e de perseverança no bem e no belo a própria estrada, no rumo das estesias felizes do mundo íntimo, onde reluzem as excelências do Reino de Deus.

Toda pessoa, agindo de modo enobrecido ou de maneira desequilibrada, na construção do seu destino, edifica o seu céu interno ou o seu inferno consciencial, não podendo inculpar a quem quer que seja, ou às leis divinas, por toda a carga de tormentos que passa a sofrer.

Pensar em cada uma dessas coisas, meditando-as no conjunto dos companheiros, trocando ideias e confraternizando, sem dúvida, faculta maior lucidez, melhor entendimento das questões fundamentais do Espírito, forjando alegrias inconcebíveis que, ao longo do tempo, vão plasmando o clima celeste no qual se deseja viver.

O Espiritismo, representando a presença do Mestre de Nazaré, rediviva, no seio da Humanidade, encontra-se aparelhado para sustentar as consciências e nutrir os corações, ajudando-os a nortear-se, restando tão somente que haja disposição, coragem, audácia do indivíduo para orientar-se por essa vida, de posse do mapa indicativo dos roteiros corretos, que está ao seu dispor.

No rol das lutas terrenas, envidemos esforços, meus amigos do labor federativo no Paraná, e mantenhamos fidelidade aos princípios da caroável Doutrina dos Espíritos, a fim de que o Senhor Galileu possa continuar a chancelar as nossas formosas tarefas. Importante manter a nau federativa orientada pela bússola do Excelso Evangelho, através dos mares encapelados desses dias atordoantes.

Com esses objetivos, estejam sempre despertos, meus companheiros, para que não percam um instante sequer com quinquilharias apresentadas por diversas mentalidades às quais agrada opinar e propor realizações ambiciosas e ocas, perigosas mesmo, sem que se apresentem para o empenho cooperativo, argumentando com neuróticas excitações e injustificáveis razões, hábeis para obnubilar o discernimento de invigilantes ou ingênuos trabalhadores. Vigilância, sempre.

O Cristo espera, amados amigos, entretanto, anelando por romper as cadeias do ser corrupto. Faz-se imprescindível que nos dediquemos aos esforços da autoconstrução, enquanto o tempo está sob nossas mãos, ao alcance de todos.

A dor que fere com seu látego o dorso do mundo, a ignorância que obscurece os olhos da Humanidade, a má vontade que perturba as consciências, tudo isto encontra no Espiritismo recursos transformadores, gerando os elementos indispensáveis para que o brilhante conhecimento destrua a ignorância, premiando o ser com a liberdade verdadeira, que fará viver sem dor, enrijecendo as fibras morais com a boa vontade bem-aventurada.

É tempo de construir as estruturas do nosso reino celestial interior, afugentando-nos, pouco a pouco, das torturas infernais mantidas pela renitência nos velhos erros.

Ao nos reunirmos para louvar o Criador, pela passagem do 93º ano de ação libertadora da nossa Federação, por suas realizações venerandas, genufletimo-nos perante a cruz dos nossos deveres a cumprir, a fim de dizer: Muito obrigado, Senhor!

E abraçando-os, a todos, queridos companheiros, afirmamos a continuidade da nossa participação singela e em clima de emoção, junto aos companheiros Abibe, Lauro1 e Honório. Ao lado dos caros Guaracy, Manoel2 e Mariinha, queremos traduzir o mais puro carinho dos amigos desencarnados, capitaneados pelo Lins. Despeço-me cheio de ternura, no amplexo de pequenino servidor, sempre irmão.

Francisco Raitani
 Psicografia de Raul Teixeira, em 27.8.1995, no encerramento do
 2º Simpósio Paranaense de Espiritismo, no Colégio Lins de Vasconcellos,
 em Curitiba/PR.
Em 5.1.2021.