No último 22 de março, o orador fluminense Raul Teixeira chegou à Viena, na Áustria, a fim de dar começo a um giro de 20 dias, visitando oito países.
Após atender a contatos com os confrades da Sociedade Espírita Allan Kardec, instituição fundada em 1988 e presidida pelo diligente confrade Josef Jackulak, que, nesses vinte anos, vem mantendo viva na Áustria essa chama espírita vienense, embora as grandes lutas comuns nos caminhos dos bandeirantes, Raul realizou seminário em Viena sobre o tema Nossa vida psíquica: bênçãos ou tormentos, quando enfocou a importância de procurarmos manter a mente numa harmoniosa sintonia com o bem, a fim de captarmos as bênçãos da boa assistência espiritual.
Além da Áustria, Raul proferiu palestras na cidade de Brno, na República Tcheca, e em Bratislava, na República Eslovaca, sempre com significativa assistência.
Partindo dos países do Leste, Raul Teixeira rumou para Londres, na Inglaterra, onde foi recebido por Joca Dalledone, presidente da British Union Spiritist Society, instituição que convidara o conferencista a retornar ao país.
No mesmo dia da chegada, Raul proferiu palestra no Allan Kardec Study Group, fundado e dirigido por Janet Duncan, dentro das comemorações das bodas de prata do Grupo, fundado em 1983.
No dia seguinte, 29 de março, Raul realizou importante seminário para cerca de 120 pessoas (sendo que o destaque ficou por conta da presença de 21 ingleses), sobre A visão espírita das obsessões, ocasião em que dividiu o tempo com o psiquiatra inglês, Dr. Alan Sanderson, que também abordou o tema das obsessões apoiado em seu próprio trabalho clínico, no qual se vale de técnicas para a desobsessão, enfocando, fundamentalmente, a intercorrência espiritual.
O orador niteroiense concluiu sua estada em Londres pregando no Oxford House Theatre, evento que contou com a parceria da Sir William Crookes Spiritist Society, presidida por Ivonete Jessamy. Raul evocou o transcurso dos 140 anos do livro A Gênese, de Allan Kardec, quando falou a respeito das Curas segundo o Espiritismo.
Depois das frutuosas atividades inglesas, Raul deslocou-se para a Bélgica, sendo acompanhado até Bruxelas pelo confrade Reinaldo Ávila, radicado em Londres. Em Bruxelas e em Liège, cidade ao Sul da Bélgica, grande número de interessados afluiu às conferências.
Da Bélgica, o orador rumou para Luxemburgo. Ali pregou na capital, também chamada Luxemburgo, para um público atento e interessado, abordando a temática das Sintonias espirituais.
Coube, ainda, a Raul Teixeira, após as lidas luxemburguesas, atender aos compromissos na Suíça por ocasião do transcurso dos 10 anos da União dos Centros de Estudos Espíritas na Suíça, que se encontra sob a presidência de Gorete Newton.
Na Suíça, Raul pregou na capital, Berna, e na cidade de Basel, antes de dirigir-se à Zurique, onde se realizou o II Encontro Espírita na Suíça, nas dependências da PAZ - Paulus Akademie Zürich, nos dias 5 e 6 de abril.
Em Zurique, Raul compartilhou a tribuna com outros valorosos pregadores locais, como: Oliver Sprenger, Philippe Gilbert, Roberto Helbling, Denis Bicok e Gorete Newton, além de Marcelo Costa Netto, brasileiro, radicado em Miami, nos Estados Unidos.
Esse evento contou também com a brilhante presença do grande e sensível compositor e cantor pernambucano, Nando Cordel que, com suas excelentes mensagens pela paz, encantou o grande público que prestigiou o II Encontro. Nos dois dias do Encontro, Raul Teixeira proferiu quatro conferências que foram distribuídas nos turnos das atividades.
Nos dias 7 e 8 de abril, Raul concluiu sua viagem européia realizando duas palestras na Alemanha. Uma na Grupo SEELE, da cidade de Stuttgart, sob a presidência de Maria Gekeller, e outra no Grupo ALKASTAR (Allan Kardec Studien-und Arbeits Gruppe), da cidade de Frankfurt, dirigido por Fernanda Marinho e Dabogerto Göbel.
Com a alma repleta de alegrias pelo dever cumprido, e pelo carinho dos confrades que o receberam por onde passou, embora o natural cansaço físico, considerando as cinco horas de fuso horário, Raul retornou ao Brasil no dia 10 de abril e já no dia 11 era orador convidado para a abertura do Encontro da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, que teve lugar na bela cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Pedimos a Deus que reforce as energias desse disposto companheiro, a fim de que continue a espalhar as mensagens do Espiritismo mundo afora, com o mesmo entusiasmo com que o faz agora.
Alex Vieira – Niterói-RJ.
Em 28.04.2008.