Uma tocante homenagem foi prestada pelo Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima ao nosso querido Amigo da Casa Raul Teixeira.
Aproveitando a presença do Raul no 3º Congresso Espírita do DF, a presidente do GEABL, convidou-o para uma rápida visita, que na verdade, seria uma homenagem prestada em nome da mais lídima amizade do renomado orador e médium espírita com todos os membros do Grêmio Espírita Atualpa.
Após calorosa recepção no salão principal do Grêmio, iniciou-se a homenagem com boas-vindas da presidente da casa, Lenira Viana e a apresentação do poema Amizade, declamado pelo seu autor, Maurício Curi.
Amizade
O amor se expressa com certeza
Através de várias e belas expressões
Muitas na própria criação e natureza
Outras, na convivência, nas relações.
A multiplicidade de formas e cores
Na terra, na água, no ar, na imensidão
Apresenta com riquezas e esplendores
A benevolência Divina em profusão.
Na difícil jornada humana evolutiva
O amor do Pai está sempre em ação
Como força geradora da vida afetiva
Inerente ao espírito em sua constituição.
O ser em lutas e em experiências redentoras
Não poderá furtar-se a prova da dor, da solidão
Constituindo-se em conquistas libertadoras
Do espírito imortal em franca iluminação.
Sabedor das dificuldades e dos espinhos
Permitiu Deus, por infinito amor à humanidade,
Que o homem cultivasse flores nos caminhos
Do mais precioso perfume da amizade.
E concluiu o poema com emocionada declaração de que somos sempre agradecidos pelo perfume deixado em nossas vidas pelas mãos presentes dos nossos queridos amigos de lá e de cá...
O primeiro contato de Raul Teixeira diretamente com o Grêmio Espírita Atualpa deu-se em 14.6.2001, durante o Encontro de Trabalhadores promovido pelo Departamento de Divulgação Doutrinária, quando o querido irmão participou da culminância do Concurso A Doutrina Explica - Ciclo 2001. Na ocasião, onze trabalhados foram apresentados a ele em vários formatos artísticos e culturais, dando oportunidade para que ele psicografasse o poema Fichário de Trabalho, do espírito Sebastião Lasneau.
No mesmo dia 14.6.2001, Raul proferiu a palestra pública às 20h, com tema sobre O Casamento.
Em 10.11.2005 retornou ao Atualpa para as comemorações dos 45 anos de fundação do GEABL, quando proferiu a palestra pública às 20h, com tema sobre Desencarnações coletivas.
Também em novembro de 2005, a Casa de Atualpa (como carinhosamente chamamos) recebeu das mãos do Amigo Raul um inusitado presente para a história do GEABL: uma pesquisa sobre a vida de Atualpa Barbosa Lima, foi publicada na edição de novembro/dezembro de 2005 do Jornal Brasília Espírita.
Em 28.10.2010 um novo retorno do Raul abrilhantou as comemorações do Cinquentenário do GEABL, com a palestra pública às 20h, com o tema O objetivo da Casa Espírita na Sociedade Atual.
A singela homenagem, que representa muito do verdadeiro laço de amizade que se estabeleceu dos membros da diretoria e frequentadores do Grêmio Espírita Atualpa com o querido Raul Teixeira, encerrou-se com muitos abraços fraternos, seguida de um saboroso lanche da tarde servido com capricho e carinho no refeitório do Atualpa.
Durante o 3º Congresso Espírita do DF, realizado nos dias seguintes, em entrevista informal, Raul Teixeira declarou ao Jornal Brasília Espírita: Sinto-me muito contente com a homenagem, poema e retrospectiva da nossa amizade, feliz com a manifestação de amizade demonstrada por todos os amigos do Atualpa, em especial da Presidente da Casa, sua família e diretoria, desejando a todos pleno sucesso nas realizações na Seara Espírita. Para mim a Casa de Atualpa é o Remanso Fraterno.
Fonte: Brasil Espírita, maio/junho 2015.
Em 2.6.2015.