Últimas Notícias
 
 
  Notícias
busca por notícias/mensagens
 
 

Raul Teixeira na Europa




Texto e tradução: Cristina Latini

A despeito de uma agenda lotadíssima típica de um conferencista requisitado no Brasil e no exterior, o Professor José Raul Teixeira dedicou cinco dias do mês de outubro para ir, pela primeira vez, à Escandinávia e à Holanda, presenteando o Movimento Espírita desses países com excelentes conferências.

Organizado pelo GEEAK/Norge (Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Noruega), as conferências em Oslo ocorreram nos dias 1 e 3 de novembro de 2006. Apesar das férias de outono, o público compareceu aos eventos, podendo mergulhar em novos aspectos do tema central que foi a Doutrina Espírita. A visão do físico e educador trouxe à tona reflexões surpreendentes sobre o mundo físico, o mundo espiritual, e a comunicação entre os dois planos, deixando no ar uma pergunta: afinal, quem são os mortos? Nós ou “eles”? A visão feliz do homem integral, espírito e matéria, e o triunfo da vida sobre a morte saturou o ambiente de vibrações de otimismo e esperança. O público composto de noruegueses, brasileiros e latino-americanos pôde ainda fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas sobre variados temas. Questões como: “Já que o senhor é físico e médium, a Física explica a mediunidade?”; “Continuamos a pagar as dívidas cármicas do outro lado?”, além de outras, que mantiveram atento o público de 70 pessoas, entre eles psicólogos e parapsicólogos.

O GEEAK – Noruega contou com o auxílio da excelente tradução da psicóloga argentina Amália Carli, que fraternalmente colaborou para o sucesso do evento.

O encontro com os freqüentadores do grupo se deu num ambiente de muita alegria e confiança.

A entrevista radiofônica feita na Radio Latin-Amerika – FM 105.8 de Oslo no dia 1º de outubro teve duração de 45 minutos durante os quais Raul Teixeira teve a oportunidade de falar sobre a obra social Remanso Fraterno.

Em Estocolmo, capital da Suécia, Raul Teixeira esteve no dia 2 de outubro, onde proferiu esclarecedora palestra para um público de 31 pessoas, na maioria brasileiros. Organizado pelo Grupo Espírita Grão de Mostarda, sob a responsabilidade de Eliane Bassi, a conferência, cujo tema foi “Espiritismo – um novo modo de ver a vida” despertou a atenção de todos pela clareza e simplicidade com que o conferencista expôs as belezas que a Doutrina promove ao ser humano, ressaltando a importância da atual reencarnação e a necessidade de aproveitá-la da melhor maneira possível em benefício de nossa própria evolução espiritual. A palestra ocorreu na sede do referido grupo, no centro de Estocolmo, e contou com o apoio do Grupo Espírita Familiar de Hässleholm e o Grupo Andarna.

Finalmente, na cidade de Horn, Holanda, sob a organização do Conselho Espírita Holandês, presidido por Maria Moraes, Raul Teixeira proferiu palestras nos dias 4 e 5 de outubro. No primeiro dia, Raul tratou do tema “Lei de Causa e efeito segundo o Espiritismo”, ressaltando a responsabilidade dos nossos atos perante a vida e as repercussões deles na nossa trajetória evolutiva. No dia 5 de outubro, o conferencista abordou um tema palpitante: “A Mediunidade de todos nós”, chamando a atenção para a questão dessa faculdade, da qual todos nós, em maior ou menor grau, somos portadores.

Os eventos transcorreram em clima de fraternidade, alegria e com muito aprendizado, ensejando o breve retorno de Raul Teixeira à pátria dos novos amigos.

Fonte:Revista Internacional de Espiritismo – janeiro.2007