Federação Espírita Amazonense comemora seu 1º Centenário e Bicentenário de Kardec
As comemorações do Centenário da Federação Espírita Amazonense (FEA) foram abertas oficialmente com palestras do confrade José Raul Teixeira, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2004, sendo abordado no primeiro dia sobre a importância do autoconhecimento e no segundo sobre a busca da felicidade.
A FEA aproveitou a presença de Nestor Masotti para homenagear a Federação Espírita Brasileira (FEB), da qual é o atual presidente, pelos 120 anos de existência, e para abrir oficialmente as comemorações do bicentenário de Allan Kardec, lembrando os 140 anos do lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo, obra básica escolhida para uma edição especial em comemoração ao centenário da FEA. As palestras ocorreram no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, às 20:00h, para um público estimado de 2.000 pessoas.
Na manhã de sábado, Raul reuniu-se no Instituto Denizard Rivail com trabalhadores das Casas Espíritas locais, enfatizando o estudo doutrinário e a coerência da vivência espírita-evangélica, sem o que ninguém pode dizer-se espírita de fato.
Nestor Masotti participou de um encontro com dirigentes espíritas, na manhã do dia 11, na sede da FEA, onde fez um apanhado histórico das revelações de Deus, abordando sobre o que é a Doutrina Espírita, ressaltando a importância do conhecimento do livreto Orientação ao Centro Espírita e o comprometimento dos dirigentes com o trabalho. Foi reservado um momento para perguntas dos participantes. Nos instantes finais do encontro, a presidente da FEA, Sandra Moraes, pediu ao confrade Raul Teixeira, que estava sentado à mesa, para ler uma mensagem recebida, por psicografia, do espírito Leopoldo Machado intitulada “Centenário no Amazonas” e logo em seguida, ao ser convidado a proferir a prece de encerramento, deu uma mensagem psicofônica de Dr. Bezerra de Menezes, exaltando as alegrias dos cem anos trabalhando na oficina de Jesus, divulgando o Espiritismo consolador nas terras de Ajuricaba.
Após os momentos de grande emoção, todos foram convidados para a inauguração do Memorial do Espiritismo no Amazonas, que funciona em uma das salas da FEA.
Para as comemorações do centenário foram publicados: uma edição especial do Mensageiro, jornal da FEA, um folheto explicativo sobre a FEA, Kardec e a Doutrina Espírita e o folder do congresso.
Os eventos tiveram o apoio irrestrito da mída local e foram documentados em vídeos que estarão à disposição dos interessados, em breve, na livraria da FEA.
1º Congresso Espírita do Amazonas - o ponto alto das comemorações do Centenário da FEA e do Bicentenário do nascimento de Allan Kardec será, no entanto, o I Congresso Espírita do Amazonas, marcado para os dias 08 a 11 de abril de 2004, no Instituto Denizard Rivail, uma escola de orientação espírita que tem apoiado os grandes eventos do Movimento Espírita daquele Estado.
O congresso terá como tema central O Espiritismo na Construção de um Mundo Melhor, e será desdobrado em dois subtemas: 1) Espiritismo e Reforma Íntima e 2) Espiritismo e Transformação Social. A palestra de abertura será proferida por Altivo Ferreira, vice presidente da FEB. Também está confirmada a presença de Alberto Almeida (PA), André Luiz Peixinho (BA), Luciano Klein (CE), Samuel Magalhães (CE) e José Alberto (AM). As inscrições já estão abertas. Divulgue! Participe!
Fonte: Jornal Mundo Espírita - fevereiro/2004