Últimas Notícias
 
 
  Notícias
busca por notícias/mensagens
 
 

Mais de duas décadas depois




Foi no ano de 1983, que o orador espírita Raul Teixeira esteve pela primeira vez na cidade de União da Vitória, na fronteira Paraná-Santa Catarina. A palestra foi, naquela época, proferida no Auditório da FAFI - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

Agora, no dia 25 de junho de 2006, como já o fez outras tantas vezes, Raul retornou à cidade. Para poder acolher o grande público, procurou-se espaço maior e então, a palestra acabou acontecendo em Porto União, no vizinho Estado catarinense.

O Cine Teatro Ópera teve seus 1.100 lugares tomados pelas pessoas que vieram em caravana das cidades de Bituruna, Canoinhas, Caçador, Curitiba, Irati, Iriniópolis, Paula Freitas, Ponta Grossa, Porto União e União da Vitória, mesclando-se paranaenses e catarinenses no mesmo anseio de participar do feliz evento.

A recepção ficou a cargo da Sub-Regional 2ª Região, tendo à frente, Jacira Ayres Fischer, com apoio da União Regional Espírita 2ª Região e da Federação Espírita do Paraná.

Muito requisitado, desde sua chegada, Raul foi saudado por um coro de vozes infantis, Coral Meimei, da Vila Esperança, da cidade de União da Vitória e logo gravou entrevista para o Programa Marcelo Storck da TV Milenium, daquela cidade. A entrevista, além de ir ao ar no dia 29 de junho, às 22:30 horas, apareceu no noticiário Milenium Notícias, no sábado, 1º de julho, ao meio dia e reprisado ainda no domingo, 02/07, às 23:30 horas.

Sempre gentil, Raul concedeu autógrafos antes e depois da sua Palestra, abraçou amigos, conhecidos e outros tantos que vieram para conhecer o orador de Niterói. Pessoas maduras, jovens e crianças. E não foram poucas as que pediam aos pais para adquirirem o livro infantil “Não vale a pena mentir”, do espírito Marcos Levy, psicografia de Raul Teixeira, e entravam na fila, pedindo o autógrafo.

A Federação Espírita do Paraná se fez representar por sua Presidente, Maria Helena Marcon e a União Regional Espírita - 2ª Região, sediada em Ponta Prossa, pela Presidente Eulécia Martins de Rezende.

Na intimidade da família foi o título da Palestra de Raul, que foi gravada e está disponível em CD, na Livraria Mundo Espírita (televendas 41 3225-2739 ou livrariamundoespirita.com.br).

Na ocasião, Raul discorreu sobre o Plano de Deus ao nos reunir em família, com o objetivo de que possamos dar conta do trabalho evolutivo que nos compete, a cada encarnação.

Servindo-se da alegoria bíblica de Adão e Eva, abordou a problemática da inveja entre irmãos, por vezes motivadas ou alimentadas pela forma como a mãe ou o pai, ou ambos, tratam a um e a outro filho.

No exemplo, Caim matou Abel, porque via que as oferendas do irmão eram bem recebidas pela Divindade, enquanto as suas, não o eram. Fazendo uma ponte para os dias atuais, lembrou que muitos irmãos matam seus irmãos por dentro, pela indiferença, pelo desprezo.

E no entanto, a Divindade nos propicia o renascimento juntos para crescermos juntos, aproveitarmos uns dos saberes do outro, tirando o bom proveito das relações para crescer.

Recordou o poeta árabe Gibran Khalil Gibran:

“Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da Vida por si mesma.
Vêm através de vós mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.”

E o Espírito Santo Agostinho: “...quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir.”

E assim foi, por mais de hora, narrando fatos, propondo reflexões, ao final encerrando com comovida prece que a todos sensibilizou.

Fonte: Jornal Mundo Espírita - Agosto/2006